Instituto Terramar é homenageado na Escola do Campo Nazaré Flor

Na solenidade de conclusão de ensino médio da Escola do Campo Maria Nazaré de Sousa, realizada no último sábado (28), o Instituto Terramar foi homenageado como patrono da turma. Representado por Rogéria Rodrigues e Ligia Viana, a instituição foi escolhido pelos concludentes em função do apoio dedicado ao fortalecimento do movimento campesino no Assentamento Maceió e à Escola do Campo. Nos anos de acompanhamento junto à escola, destaca-se na atuação institucional a assessoria ao Grupo de Teatro Sementes da Arte, além de outros diálogos de construção pedagógica junto ao corpo docente.

A ocasião foi também um espaço de reconhecimento do esforço de cada um dos jovens que viveram na Escola do Campo uma experiência diferente, centrada no ser parte orgânica de uma sociedade que necessita de vozes que ecoem a liberdade de ser sujeito das próprias lutas por acesso a direitos. Nesse sentido, o Instituto Terramar destacou, em sua fala de agradecimento, a crença na força de construção de uma nova sociedade que emana desse espaço de educação contextualizada, onde os muros não barram os sonhos e os portões abrem caminhos para um novo momento das vidas dos jovens campesinos.

O evento homenageou ainda lideranças históricas, entidades e sujeitos que tiveram parte nesse processo, como seu Chico Boquinha (in memorian e olhando por todos de onde estiver) e dona Graça Ana, do Acampamento Nossa Terra; Flávio Barbosa, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST); Maria do Livramento, do Conselho Escolar; e professores e professoras que fizeram parte da trajetória estudantil dos jovens formandos.

 

O sentimento de gratidão pelo reconhecimento é estendido a todos os membros que compõem e que já passaram pela equipe do Terramar.